sexta-feira, 20 de março de 2009

Oh! Um livro bem bacana

É isso aí, este livro "OH!", de Josse Goffin, é muito legal para as crianças. Você vai me perguntar:
- Mas ele é idicado para qual faixa etária?

Bom, para várias. Vou me explicar, mas antes quero falar um pouquinho do livro.

Ele é feito exclusivamente de imagens, ou seja, é um livro que não tem texto. Os desenhos são claros e grandes. Mas o grande tchan do livro é o efeito surpresa.

Numa folha temos o desenho de um sapato mas, quando você desdobra a página, o sapato se transforma num Dragão: Oh!

Para as crianças pequenas o livro é interessante justamente por conter imagens claras, o que ajuda à criança reonhecer o que já conhece (isto é um sapato!) e também aprender coisas novas (um dragão!). Elas logo entram na brincadeira e, se quando abrimos a página e aparece o dragão falamos: Ohhhh, um dragão! Elas, ao verem o sapato, já ficam esperando a grande transformação e fazem, elas mesmas, a sonoplastia da história.

Isso também acontece pois as crianças gostam de ler várias vezes o mesmo livro. Elas esgotam aquela brincadeira que é a leitura, a experimentam de tudo quanto é jeito, chegando a decorar a história.

Conforme a criança vai crescendo, o mesmo livro pode ser lido de formas diferentes. Podemos enriquecer o faz-de-conta e, quando aparece uma escova de dentes, brincar de escovar os dentes...

Para os papais mais inspirados também há a possibilidade de inventar história tendo o desenho como suporte. Ou seja, há mil formas de se ler este livro, é só você encontrar uma que combine com o seu estilo e o gosto do seu filhote.

Boa brincadeira para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário